top of page

  Exposição ao Gás Mostarda

 

 

    A probabilidade da população em geral ser exposta ao gás mostarda é muito reduzida. No entanto, populações que vivem perto de bases do exército (locais onde é armazenado o gás mostarda), podem ser expostas ao químico quando há perdas acidentais. Contudo esta situação também é pouco provável devido às inúmeras medidas de segurança do exército.

   Por outro lado, a probabilidade de exposição está aumentada em pessoas que trabalhem nas bases do exército onde é armazenada a arma química, visto poderem ser expostas quando é necessário transportar, armazenar e tratar os resíduos perigosos.

   O uso do gás mostarda por terroristas é um motivo de preocupação, uma vez que ele já foi usado como ama química levando a um grande número de mortos e feridos.

 

 

 

    Formas de exposição

 

    Vapor – O gás mostarda pode ser libertado sob a forma de vapor e assim percorrer longas distâncias. Pode infetar as pessoas através da respiração ou através do contacto com a pele e olhos;

 

    Água e alimentos contaminados  – A ingestão ou o simples contacto com estes pode levar à intoxicação.

 

 

   A permanência do gás mostarda no ar depende das condições de temperatura, uma vez que a temperatura ambiente pode durar apenas 1 ou 2 dias enquanto que a temperaturas inferiores pode permanecer no ambiente durante meses. No ar, o gás mostarda é rapidamente absorvido pelos pulmões e pele e parece distribuir-se amplamente por todo o corpo.  Uma exposição prolongada ao gás mostarda tem efeitos cumulativos.

 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

Potencial via de exposição da população em geral e em particular a principal via da exposição ocupacional.

Potencial via de exposição da população em geral e ainda uma via importante da exposição ocupacional (pessoas que trabalhem em bases do exército).

Potencial via de exposição através da ingestão de água contaminada.

[6]

[6]

[7]

bottom of page