top of page

  Propriedades Químicas

 

    A composição desta arma química é relativamente simples, uma molécula de quatros elementos apenas: C4H8Cl2S formando uma cadeia não ramificada e curta. Também conhecido como Ipirita, o seu nome deriva da forma impura do composto que apresenta uma cor amarelada e com cheiro característico a mostarda. Contudo, o cheiro deixa de ser distinguível depois de algumas inspirações e o composto exerce efeitos sobre o trato respiratório em concentrações tão baixas que o olfato humano ainda não o consegue detetar.

    Na forma pura, o gás mostarda não tem cheiro nem cor apresentando-se como um líquido viscoso à temperatura ambiente. O seu nome é enganador, uma vez que este só se torna volátil quando é utlizado como arma química.

    Este gás não existe naturalmente no ambiente. A 25ºC, se for depositado no solo vai evaporar em 30-50 horas. As condições atmosféricas, como a temperatura e o vento, vão afetar a persistência do gás mostarda no solo; com temperaturas elevadas e ventos fortes, a sua persistência diminui consideravelmente. Por exemplo, a mostarda sulfurada evapora 2-3 vezes mais rápido a 20ºC do que a 5ºC. Outros fatores que influenciam a eliminação do gás incluem o pH, tipo, porosidade e constituintes físicos do solo.

  O gás mostarda apresenta baixa solubilidade em água (920mg/L), porém através da agitação a solubilidade da molécula aumenta. A decomposição só ocorre depois da dissolução do composto (processo lento) por hidrólise e os produtos obtidos não são tóxicos para o ser humano. Apenas exerce toxicidade a fração do composto que se encontra dissolvido e ainda não sofreu hidrólise. [3]

[4]

bottom of page